A Polícia Civil do Pará prendeu 13 pessoas no domingo, 16 de março de 2025, durante a operação “Gabarito Final”, que desmantelou uma tentativa de fraude em concurso público na região metropolitana de Belém. A ação ocorreu enquanto candidatos prestavam provas, possivelmente relacionadas ao certame do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Policiais civis disfarçados de fiscais monitoraram locais de prova em Belém e Castanhal e flagraram os envolvidos tentando utilizar celulares miniatura e relógios digitais para receber gabaritos. O esquema criminoso envolvia professores especialistas, que realizavam as provas e transmitiam as respostas para os candidatos. Os criminosos cobravam até R$ 10 mil por gabarito.

A operação foi realizada pelas equipes da Superintendência Regional do Baixo Tocantins e Delegacias de Abaetetuba, com a prisão dos envolvidos e a apreensão de celulares e relógios utilizados nas fraudes. Todos os detidos foram conduzidos à Delegacia de Investigações de Ordem Econômica (DIOE), onde foram autuados em flagrante.